5 lugares para curtir o frio

A chegada do inverno desperta em algumas pessoas aquela vontade de viajar para um hotel ou uma pousada gostosa e curtir experiências que só o clima frio proporciona.

Selecionamos 5 associados da Roteiros de Charme em destinos cercados pela natureza, serras e montanhas. São lugares de clima ameno ou  frio. Em alguns os termômetros chegam a marcar temperaturas negativas.

Todos oferecem mimos e benefícios para você desfrutar em boa companhia. Pode ser junto à lareira tomando um bom vinho, saboreando uma fondue ou aproveitar as belas paisagens em meio à natureza, entre outras possibilidades.

Rio do Rastro Eco Resort
Bom Jardim da Serra – SC

Com visual imperdível e temperaturas que podem chegar a -5ºC, Bom Jardim da Serra e outras cidades da Serra Catarinense oferecem muitas opções contemplativas, ecoturismo e atrativos imperdíveis para quem gosta de curtir o frio. O visual  encantador começa no acesso pela Serra do Rio do Rastro, com suas curvas e paisagens inesquecíveis. A estrada já foi eleita uma das mais bonitas do planeta!

No alto da montanha, a 1500 metros de altitude, fica o Rio do Rastro Eco Resort, um dos mais sofisticados resorts de serra do Brasil. Seus 19 chalés, espalhados ao redor de um lago, estão praticamente à borda dos espetaculares câ­nions da Serra Catarinense. Todos eles fazem o estilo cabana-chique de montanha, com varanda, lareira, calefação, colchão térmico e sistema de aqueci­mento para as toalhas, entre outras comodidades.

A gastronomia é outro ponto forte, degustada em um restaurante com lareira e bossa-nova tocando baixinho. Da cozinha, saem pratos com ingredientes locais, como a truta na pedra e as saladas e legumes provenientes da própria horta orgânica.

Além do conforto, a paisagem é encantadora. Para o visitante, é quase certa a possibilidade de curtir a neve que, a partir de julho costuma tingir de branco o verde das araucárias e congelar as águas das muitas cachoeiras espalhadas pelos imensos paredões e cânions do território das cidades mais frias do Brasil: Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e São Joaquim.

Na propriedade do resort, os hóspedes poderão desfrutar de aventuras contemplativas em meio à natureza. O destaque fica com a experiência inesquecível de tomar café da manhã à beira do cânion da Ronda. Também é possível programar uma série de passeios desenvolvidos para atividades de ecoturismo com parceiros do resort.

Conheça o hotel: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/rio-do-rastro-eco-resort/

Acesse o site para mais informações: https://www.riodorastro.com.br/

Estação Bananeiras
Serra  da Borborema – Bananeiras – PB

Que tal curtir o friozinho gostoso de inverno numa cidade em pleno nordeste brasileiro? Pode parecer estranho, mas a charmosa cidade de Bananeiras (PB),vem se tornando um dos roteiros turísticos favoritos do Nordeste, principalmente pela atividade turística da cultura do frio nos meses de inverno, além de seu patrimônio cultural e histórico  do século 18.

Apesar da proximidade com o litoral – ela está a 136 km. de João Pessoa, a 140km.de Natal (RN) e a apenas 70 km. de Campina Grande – o município tem atmosfera de montanha e o clima ameno da região proporciona muitas experiências turísticas diferentes.

O clima nesta região fica em média 12 graus nos meses de inverno. Essa característica deu origem, na cidade de Bananeiras, aos Caminhos do Frio, uma rota  turística para vivenciar a cultura do frio da Serra da Borborema que, entre  junho e setembro, passará pelas 10 cidades do Brejo Paraibano, mostrando os principais atrativos de cada local.

A  programação oferece muita música, artes cênicas, experiências nos antigos engenhos, trilhas, turismo rural e  passeios em meio à natureza. Uma experiência imperdível é a visita ao Túnel da Viração. Ele foi  escavado pelos ingleses nas rochas da montanha como parte da ferrovia que levaria o trem até a Estação Ferroviária de Bananeiras.

Atualmente, esse mesmo prédio da Estação Ferroviária, de 1922, abriga a Pousada Estação Bananeiras. Integrante da Roteiros de Charme, ela é a mais sofisticada, emblemática e, certamente, a melhor hospedagem da cidade. O local foi totalmente  restaurado, mas preservando sua originalidade histórica, dando lugar a esse luxuoso empreendimento e o início de uma nova era para o turismo local.

A arquitetura inovadora  aproveitou os espaços do local para criar charmosas suítes no melhor estilo loft, com o toque de aconchego serrano e muito conforto. As acomodações, com varandas voltadas para a piscina, se destacam na fachada do antigo prédio e as redes ali instaladas completam a hospitalidade oferecida aos visitantes.

A gastronomia é outro ponto  forte da pousada. O restaurante traz pratos que combinam com as baixas temperaturas da serra e são um convite para a harmonização com os vinhos da adega.  Por ali, o visitante recebe mantinhas aconchegantes para colocar sobre as pernas e degustar o jantar com maior conforto. Por sua localização, a Estação Bananeiras dá acesso fácil  para os passeios e experiências da Rota Cultural Caminhos do Frio.

Conheça o hotel: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/estacao-bananeiras/

Acesse o site para mais informações: https://estacaobananeiras.com.br/

Roots Resort
Monte Verde – MG

Quando as temperaturas baixam, Monte Verde (MG), é um destino certo para casais apaixonados que curtem o clima frio e o romance. Embora esteja no sul  de Minas Gerais, o destino fica apenas a 166 km. de São Paulo, o que atrai muitos turistas da capital e do interior paulista.

A charmosa vila está a 1600 metros de altitude. Ela é um oásis em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira com sua generosa natureza, além da diversidade de passeios e atrativos da região. É um convite para uma escapada de final de semana ou para os feriadões, sobretudo se a hospedagem for no Roots Resort.

O hotel encanta logo de cara pela elegância de sua arquitetura. O casarão branco, de estilo alpino é cercado por lindos jardins floridos, araucárias e um bosque com árvores centenárias. São mais de 60 mil m2 de refúgio natural em pleno centro de Monte Verde.

Embora seja considerado um resort devido às muitas opções de lazer, o Roots tem atendimento de hotel-butique, com uma equipe atenta a todos os detalhes, e uma atmosfera mais relax – o que, aliás, combina bem com uma viagem a dois nas montanhas.

As 23 acomodações distribuídas pela imensa área da propriedade dão a sensação de que o resort nunca está lotado, mesmo que seja um feriado prolongado. Melhor assim, pois os hóspedes ganham mais privacidade para curtir os diversos ambientes do lugar. Todas são muito charmosas onde se destaca a decoração vintage. Nelas, nenhum elemento se repete: tudo é ex­clusivo em cada mínimo detalhe.

No deque anexo ao casarão principal há duas piscinas, além de uma jacuzzi com água aquecida a 36°C e do Blue Bar, que oferece uma completa carta de drinques e petiscos. Outro destaque é o restaurante. De ambiente intimista e agradável trilha sonora, o local con­ta com um delicioso bufê de café da manhã e prioriza ingredientes orgânicos na elaboração dos pratos que integram seu menu.

Nos finais de tarde, casais curtem o passeio de pedalinho no lago e caminham pelo bosque de mata nativa, atravessado por uma trilha privativa com 1 km de extensão. Depois, é só relaxar na sauna ou fazer uma sessão de massagem, que também pode ser realizada a dois. O hotel também fornece bicicletas para quem quiser pedalar pela propriedade ou pela região de Monte Verde.

E se você pretende chegar a Monte Verde de helicóptero, saiba que o Roots dispõe do único heliponto homologado da região.

Conheça o hotel: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/roots-resort/

Acesse o site para mais informações: https://rootsmonteverde.com.br/

Estalagem St. Hubertus
Gramado – RS

Gramado é um dos principais destinos de inverno no Brasil. Com inspiração europeia, muitos atrativos na cidade e passeios nas rotas da Serra Gaúcha, ela também oferece clima de aconchego para uma viagem a dois.

A hospitalidade é outro ponto forte de Gramado. Um bom exemplo está na  Estalagem St. Hubertus, um dos mais emblemáticos e charmosos hotéis da cidade. Instalada em frente do Lago Negro, principal cartão postal da cidade, ela também proporciona acesso fácil aos atrativos e passeios do destino gaúcho.

A  român­tica estalagem é definida pelos hóspedes como um refúgio de paz e aconchego. Ideal para casais em lua de mel, viagens românticas e por quem gosta de aliar natureza com boas doses de conforto e requinte,  sobretudo nos meses de inverno. As 30 acomodações são temáticas e têm estilo enxaimel – estrutura de madeiras encaixadas. Destacam-se, entre elas,  o Apartamento dos Príncipes e  a Suíte Real, as mais charmosas.

Da piscina térmica coberta, da lareira ou da sala do café da manhã, pode-se apreciar a vista do Lago Negro. E a estalagem ainda conta com um deque ao ar livre onde os hóspedes saboreiam o famoso chá de maçã que é servido todos os dias, pontualmente às 17h, enquanto contemplam a paisagem.

Seja qual for o motivo da sua estada, uma coisa é certa: você irá se deliciar com os pratos servidos no restaurante Consuelo, a maioria elaborado com ingredientes locais, delicadamente selecionados. Brinde de boas-vindas, serviço de boa noite, frutas e decoração no quarto para momentos especiais completam a lista de mimos românticos.

Conheça o hotel: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/estalagem-st-hubertus/

Acesse o site para mais informações: https://sthubertus.com/estalagemsthubertus/

Pousada Mauá Brasil
Visconde Mauá – RJ

Visconde de Mauá (RJ) é um daqueles lugares que não dá vontade de ir embora, especialmente no inverno, quando a temperatura costuma chegar  a -2ºC!   Por isso, ela é perfeita para quem quer fugir do calor, se enrolar na coberta em chalés com lareira, comer ótimos fondues e beber vinhos maravilhosos.

Outro bom motivo para uma viagem à Visconde de Mauá é que essa região tem um clima de interior que a torna muito aconchegante, além  do absoluto contato com a natureza, as  belas paisagens da Serra de Mantiqueira e a hospedagem na Pousada Mauá Brasil.

Exclusiva para casais e localizada a 1.100 metros de alti­tude, a Mauá Brasil é ideal para relaxar a dois. Distantes uns dos outros, seus 15 chalés proporcionam total privacidade e diversas co­modidades que tornam a estada ainda mais romântica, como hidromassagem dupla, lareira, cama king size e ofurô ao ar livre.

O café da manhã é um brunch, nunca servido antes das 9h e sem horário para encerrar, com direi­to a espumante, taça de frutas, iogurte caseiro, prato quente e sobremesa. Tudo é levado à mesa aos poucos, como em um menu-degustação, e produzido na própria fazenda.

Já o restaurante, de comida contemporânea, fica aos pés de um lindo olival. De sua varanda é possível contemplar as árvores, de origem europeia, das quais são colhidas vários tipos de azeitonas, responsáveis pelo inconfundível sabor do primeiro azeite extravirgem produzido no Estado do Rio de Janeiro.

Entre as acomodações, destaque para o Cha­lé Fundo da Mata, que possui sauna privativa, espumante e cervejas importadas no frigobar, além de uma bela banheira de hidromassagem, lareira, deque com espreguiçadeiras e ofurô com vista para as montanhas.

Sauna, heliponto, quadra de tênis, hípica, trilhas para caminhada, piscina e academia com­pletam as instalações da mais romântica pousada de Visconde de Mauá.

Conheça o hotel: https://www.roteirosdecharme.com.br/hotel/pousada-maua-brasil/

Acesse o site para mais informações: https://mauabrasil.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *