Três ilhas brasileiras que você precisa conhecer

Com tantos recursos naturais e destinos fabulosos que o Brasil oferece, alguns lugares muito especiais realmente impressionam pela beleza e diversidade exótica: são as ilhas brasileiras. Sempre cercadas por águas cristalinas, praias incríveis e natureza exuberante, elas reservam experiências muito especiais e lugares fascinantes para se hospedar.

No texto a seguir, separamos três ilhas e quatro lugares que você precisa conhecer.

Faça sua escolha e arrume as malas!

Fernando de Noronha Pernambuco

Noronha, como é mais conhecido o arquipélago, é formado por 21 ilhas e, certamente, é  um dos lugares mais fascinantes do planeta. Não é à toa que a Baia de Sancho foi eleita recentemente a praia mais bonita do mundo, ocupando o 1° lugar numa lista de 25 praias pelo mundo, segundo o Travellers Choice Awards 2023, da plataforma TripAdvisor.

Declarado Parque Nacional para proteger as muitas espécies endêmicas e a natureza intocada da região, o destino turístico se destaca também pela rica biodiversidade marinha, que pode ser contemplada nos mergulhos ou nas inúmeras piscinas naturais repletas de peixes de várias espécies. Em alguns pontos da ilha também se pode avistar golfinhos, tartarugas e tubarões, além  de várias aves em seu habitat natural.

Noronha é ótima tanto para quem viaja com a família ou com amigos, quanto para curtir momentos a dois ou, até mesmo, sozinho. Além de lugares indescritíveis para mergulhar, paisagens inesquecíveis e praias legais para quem curte o surfe, ela também oferece lugares especiais para se hospedar.

Onde ficar

Teju-Açu – Eco Pousada

A Teju-Açu faz parte do seleto grupo de pousadas da Associação de Hotéis Roteiros de Charme. Um convite para você planejar sua próxima viagem para o paraíso e se entregar  ao dolce far niente.

Cercada pela Mata Atlântica, ela fica num local muito tranquilo aos pés do Morro do Pico, um dos cartões postais da Ilha. É o lugar ideal para quem procura paz, descanso e contato com a natureza.

Ao mesmo tempo, os hóspedes não se sentem isolados de tudo. Afinal, a areia da Praia da Conceição fica a apenas cinco minutos de caminhada dali e a dez minutos dos restaurantes do bairro da Floresta Velha e dos inúmeros encantos e atrativos do destino.

São 12 habitações ao todo, com dois apartamentos de 42 m2 em cada bangalô. O piso de tábua corrida, a iluminação suave, os móveis – também feitos com madeira de reflorestamento – e a decoração de bom gosto tornam os  quartos bastante aconchegantes. Para completar o charme, uma porta de correr  abre-se para a varanda com rede.

No lazer, o destaque fica com a linda piscina triangular cercada por um deck com espreguiçadeiras que convidam ao descanso curtindo a atmosfera acolhedora da pousada.

Saiba mais sobre a Teju-Açu aqui.

Pousada Zé Maria

Para aproveitar momentos inesquecíveis nesse paraíso, a Pousada Zé Maria  é o casamento perfeito entre o conforto dos recursos tecnológicos e a preservação ambiental. Seus 22 bangalôs suspensos sobre palafitas se destacam entre as charmosas acomodações, distribuídas em quatro categorias diferentes, todas requintadas e confortáveis.

A  mais top é o Bangalô Luxo equipado com ar-condicionado, cama king size, uma enorme TV, sofá e um varandão com banheira de hidromassagem na qual o hóspede pode se banhar admirando a paisagem. Ele está entre os preferidos pelos casais que frequentam a pousada. A piscina também é especial com borda infinita e vista para o Morro do Pico

O restaurante, por sua vez, é um dos melhores da ilha e ficou famoso pelo tradicional e permanente Festival Gastronômico, que acontece às quartas-feiras e aos sábados. É um banquete farto com pratos que vão de moqueca de frutos do mar e sushis a carne de sol. As ervas e vegetais são da própria horta orgânica e os peixes e frutos do mar sempre frescos, são pescados na região e servidos no mesmo dia em que foram pescados.

Saiba mais sobre a Pousada Zé Maria  aqui.

Ilha de Boipeba Bahia

A  Ilha de Boipeba, distante cerca de 90 km de Salvador, encanta viajantes que tem a oportunidade de aproveitar esse refúgio de tranquilidade e belezas naturais, muitas delas intocadas.

Praias desertas, mergulho nos recifes de corais, caminhadas por trilhas ecológicas e passeios de caiaque ou stand up paddle em meio aos mangues, são apenas algumas das opções que o visitante poderá aproveitar nesta ilha paradisíaca.

Com cenários inesquecíveis, visitar Boipeba é garantia de mergulhar em águas cristalinas nas piscinas naturais do Bainema, curtir um inusitado passeio de caiaque feito, literalmente, em um túnel dentro do manguezal, ou momentos especiais na Ponta de Castelhanos, uma das belas praias cercada por coqueiros e pela natureza nativa da ilha.

Onde ficar

Pousada  Mangabeiras  

Ela é uma das mais especiais pousadas da Ilha de Boipeba, na Bahia. Está localizada no topo de um morro, na Praia da Boca da Barra. Lá do alto, a vista é ampla: de um lado, a espessa Mata Atlântica, do outro, a curva do Rio do Inferno antes de desaguar no mar. Poucas pousadas no Brasil podem se gabar de uma vista assim.

São apenas 11 confortáveis  bangalôs que  garantem imersão numa atmosfera de acolhimento, silêncio e bem-estar. Eles privilegiam a integração com o verde, já que estão distribuídos pelos caminhos e jardins em meio a natureza nativa da propriedade. Todos possuem varanda com uma vista incrível do mar, de onde se pode aproveitar o sossego e descanso numa confortável rede.

Na área externa, uma piscina, envolta por um jardim exuberante, é perfeita para relaxar ao longo do dia ou para um jantar romântico no deck ao redor. A gastronomia, a propósito, é outro ponto forte da Mangabeiras. O restaurante, comandando pela chef Juliana Caruso, sócia da pousada, também se tornou um atrativo turístico por suas iguarias gastronômicas. Tanto para os hóspedes quanto para quem visita a Ilha, uma vez que ele é aberto ao público a partir de reservas feitas com antecedência.

Na recepção da  pousada  o visitante conta com  informações, dicas e orientações para curtir os atrativos e passeios do destino turístico.

Saiba mais sobre a Pousada Mangabeiras aqui.

Morro de São Paulo – Bahia

Situado a 60 km.  ao sul de Salvador, capital da Bahia, esse destino encantador faz parte de um arquipélago de 26 ilhas, onde apenas três delas são habitadas. Suas praias de águas claras e areia branca, cercadas pela exuberância da Mata Atlântica, atraem visitantes do Brasil e do exterior em busca de um cenário perfeito para aproveitar deliciosos mergulhos no mar de águas cristalinas, ou simplesmente fazer nada.

A simpática vila é pequenina e charmosa. Por ali, tanto pessoas que desejam aproveitar dias de descanso quanto baladeiros que curtem noitadas de festa encontram o cenário perfeito no centrinho, onde estão também os principais bares e restaurantes do lugar.

Sim, há muito o que fazer em Morro de São Paulo. Mas as praias são o ponto alto do destino turístico. Elas podem ser exploradas por caminhadas á beira-mar, com direito ao magnífico pôr do sol, passeios de lancha, quadriciclo ou de bicicleta na faixa de areia.

Curiosamente elas são conhecidas por ordem numérica: primeira, segunda,  terceira, quarta e quinta praia ou Praia do Encanto como também foi nomeada esta última, Cada uma com suas características e peculiaridades, proporcionando escolhas para diferentes perfis de viajantes.

Onde ficar

Vila dos Orixás Boutique Hotel & Spa – Praia do Encanto

É justamente na Praia do Encanto (quinta praia), uma das mais isoladas em Morro de São Paulo, que fica o charmoso hotel Vila dos  Orixás. Lugar ideal para quem prefere ficar distante do agito da ilha, tranquilidade e contato intenso com a natureza. São quase 2 km. de faixa de areia praticamente deserta, proporcionando experiências visuais de tirar o fôlego e uma hospedagem inesquecível à beira-mar.

Com atmosfera  intimista e atendimento personalizado, o  Vila dos Orixás Boutique Hotel & Spa recebe o visitante com mimos exclusivos e acolhida perfeita para que ele se sinta em casa. A praia é praticamente privativa aos hóspedes. Um paraíso!

Logo em frente, à sombra do coqueiral e do belo jardim tropical estão os 15 bangalôs. São  cinco categorias de acomodação, com tamanhos que variam de 36m² à 52 m². Todos têm características singulares e decoração rústica e aconchegante para combinar com os atributos que a natureza ao redor do hotel oferece.

Vocacionado  para escapadas românticas e para quem procura o local ideal para relaxar o corpo e a mente, o Vila dos Orixás se destaca também pelos tratamentos e terapias revitalizantes e exclusivas do SPA Nagô.

Outro destaque é o Orixás Beach Club,  restaurante pé na areia e com o manguezal de fundo, que oferece um ambiente acolhedor e serviço de praia. Especializado em frutos do mar pescados na ilha, e as melhores iguarias da cozinha baiana, onde produtos da região são elaborados com carinho e o melhor tempero, ele também oferece um cardápio de drinques autorais e uma ampla seleção de vinhos.

Saiba mais sobre o Vila dos Orixás aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *