Teju Açu Eco Pousada na campanha Noronha Plástico Zero

No final do ano passado a administração de Fernando de Noronha proibiu por decreto a entrada e circulação na Ilha de diversos produtos de plástico descartável, tais como: canudos, talheres, copos, pratos, sacolas, embalagens e garrafas pet com menos de 500 ml.

Noronha saiu à frente do restante do país no combate ao uso indiscriminado dos plásticos de único uso que hoje em dia converteram-se em flagelo global para o meio ambiente. Nos bastidores do pioneirismo de Noronha chamamos a atenção para o trabalho igualmente pioneiro, silencioso, persistente de dois associados da Roteiros de Charme na Ilha, a Pousada Zé Maria e a Teju Açu Eco Pousada.

Quem nos fala sobre a implantação da campanha Plástico Zero na Ilha é Bruno Araújo, gerente operacional da Teju Açu Eco Pousada.

“A Lei do Plástico Zero ainda é nova por aqui e toda a ilha está em processo de adequação. A Teju-Açu, por ser uma ecopousada, já foi idealizada levando em consideração os princípios da sustentabilidade, desde seu projeto arquitetônico e no decorrer dos anos fomos desenvolvendo políticas internas de controle e adaptação às questões ambientais.”

Bruno explica que na Teju-Açu a preocupação com os plásticos descartáveis vai bem além do estrito cumprimento da lei. O trabalho de conscientização ambiental já vem de longa data e é permanente.

“É importante ressaltar que toda mudança de comportamento no que tange práticas ambientais exige tempo e envolvimento de toda a equipe, pois programas de educação e conscientização ambiental que serão utilizados no dia a dia da pousada precisam de treino e prática no ambiente doméstico de cada colaborador, contribuindo desta forma não apenas como um política organizacional, mas principalmente como agente transformador da sociedade inserida que é inerente do fenômeno social turístico. Desta forma, mudamos o foco do ‘melhorar os serviços da pousada’ para ‘melhorar a vida de todos’. Pode parecer utópico mas na prática faz toda a diferença! “

A substituição dos plásticos descartáveis na pousada teve início em 2016 com a adoção dos canudos de inox.

“Aqui em Noronha fomos os primeiros a utilizamos os canudos de aço inox desde 2016, antes mesmo do canudo se tornar o ‘vilão’ do meio ambiente, e todos os copos ‘descartáveis’ para uso na piscina são de policarbonato e possuem uma durabilidade bem maior que podem ser reutilizados várias vezes até o momento do descarte (esteticamente se assemelham com o de vidro), assim como não possuímos mais colheres, palitos ou ‘quentinhas’ descartáveis, todos foram adaptados para louças, inox ou material biodegradável, como fibra de coco e madeira.”

Para maiores informações sobre as pousadas em Fernando de Noronha:

Teju Açu Eco Pousada – Fernando de Noronha, PE
E-mail: reservas@pousadateju.com.br
Site: http://www.pousadateju.com.br

Pousada Zé Maria – Fernando de Noronha, PE
E-mail: reservas@pousadazemaria.com.br
Site: http://www.pousadazemaria.com.br

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *