Hospedagem com toques de arte

Galeria de arte ou hotel? Os dois! Afinal, viajar para recantos exclusivos em busca de conforto e contato com a natureza não significa, necessariamente, distanciar-se de programas culturais. Na Associação Roteiros de Charme, algumas pousadas e hotéis oferecem aos hóspedes uma estadia com toques de arte. Objetos típicos da cultura regional e até de outros países espalham-se por quartos, espaços comuns e galerias próprias, proporcionando ao visitante uma experiência diferenciada. Conheça alguns deles.

Pousada do Mondego – Ouro Preto (MG)

Pousada do Mondego

Presente e passado se misturam no interior da Pousada do Mondego, no Centro Histórico de Ouro Preto (MG). Quadros, peças de arte popular, artesanato e objetos de antiquários enfeitam as dependências do local e ajudam a contar a história da cidade. O acervo é constituído de obras de artistas consagrados e contemporâneos, como Aleijadinho, Inimá de Paula, Marchetti, Guignard, Tonico de Ouro e José Efigênio. Foi  sendo alimentado por meio de aquisições e doações de importantes e históricas coleções de apreciadores de Ouro Preto. E estão à venda! Os espaços são organizados de forma a oferecer segurança, iluminação, facilidade de circulação dos visitantes.

Site: www.mondego.com.br

Reservas: reservas@mondego.com.br

Santa Teresa Hotel RJ – MGallery – Rio de Janeiro (RJ)

Santa Teresa Hotel

Em uma histórica fazenda de café de 1850 funciona atualmente  o Santa Teresa Hotel RJ MGallery, no Rio de Janeiro. Trata-se de um refúgio urbano, decorado com materiais nobres e ecológicos, como cimento queimado, cal, ardósia vinho ou dourada, madeiras tropicais vermelhas e escuras, fibras de bananeira, do buruti ou da bacaba. Parte da decoração e da arquitetura, eles se  juntam ao design contemporâneo de Sergio Rodrigues, Rock Lane, Studio Vitty, Zemog e Oficina de Agosto (em Minas Gerais).

Site: www.santateresahotelrio.com

Contato: hotelsantateresa@accor.com

Paraíso Eco Lodge – Ribeirão Grande (SP)

Visualizar(abrir em uma nova aba)

Com vontade de conhecer melhor a Amazônia e diferentes culturas dos continentes asiático e africano num único lugar? Vá ao Museu Etnológico do Paraíso Eco Lodge, em Ribeirão Grande (SP). Numa construção em formato de oca, o espaço abriga peças de povos do sudeste da Ásia, como entalhes, tambores e portais, além de arte plumária amazônica, capacetes e máscaras africanas. O objetivo é dar ao hóspede uma rápida noção da importância e da beleza das culturas representadas nos três módulos de acomodações do hotel. A visita é feita na companhia de guias especializados.

Site: www.brasilparaiso.com

Contato: contato@brasilparaiso.com

Zorah Beach Hotel – Trairi (CE)

Na praia de Guajiru, em Trairi, no Ceará, a decoração inspirada na Ásia chama a atenção de quem se hospeda no Zorah Beach Hotel. Lustres e luminárias de bronze com elementos de vidro e diferentes formatos e tamanhos, típicos da Turquia e do Marrocos, dão um toque especial aos ambientes. Além deles, decoram o hotel peças de bronze e de metal feitas à mão pelo premiado artista indiano M Khan. As de porcelana são da renomada escola Jajpur Blue Pottery, da Índia. Por fim, estátuas, vasos e jarros, feitos de uma pedra branca especial, foram produzidos artesanalmente em Bali.

Site: zorahbeach.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *