Pousada do Parque abre a temporada de observação de pássaros com novidades educativas sobre o tema

Pousada do Parque

Situado na Chapada dos Guimarães (MT), o lugar é o habitat de milhares de aves. Nesta época do ano, muitas delas podem ser vistas pelos amantes de birdwatching, num roteiro oferecido pelo empreendimento, que também está lançando jogos educativos com imagens inéditas

Hotspot de biodiversidade, Parque Nacional Chapada dos Guimarães (MT) é um pedacinho do paraíso cercado de belezas únicas, ostentado extensas áreas de cerrado intactas. É em um de seus limites que está a Pousada do Parque, um dos associados do Roteiros de Charme. Construída com conceitos ecológicos – toras de madeiras recolhidas do solo e teto revestido com caixas Tetra Pak, por exemplo –, a propriedade conta com dez chalés e 500 hectares de reserva tingidos por cenários cinematográficos.

Além de trilhas, mirantes, rios e cachoeiras, a pousada tem como um de seus pontos altos um roteiro especial: a observação de pássaros, que possibilita aos amantes dessa prática conhecer aves endêmicas do cerrado. E algumas que migram de outras regiões brasileiras, como o Pantanal e o Amazonas. São centenas de espécies multicoloridas, de cantos, encantos e tamanhos diversos.

Casal de Araras-azuis avistado na Pousada do Parque, na  Chapada dos Guimarães (MT)

Caso do campainha-azul, também conhecido como azulão-de-cerrado e azulinho-de-bico-de-ouro, e do tapaculo-de-colarinho, o chamado meia-lua-do-cerrado. Há ainda o uirapuru-laranja, o tuiuiú, a arara-azul, o urubu-rei, tucanos, seriemas… Para quem gosta de natureza, uma dica: a temporada para a observação de aves na pousada está começando e só terminará em novembro. Embora ainda faltem meses para que isso aconteça, as reservas devem ser feitas com antecedência, pois o roteiro exige o acompanhamento de guias especializados com conhecimento em avifauna.

“As espécies daqui são muito cobiçadas pelas lentes dos fotógrafos profissionais e amadores”, diz Osvaldo Murad, proprietário da pousada. Mas, os pássaros são inquietos, têm movimentos graciosos intercalados por pausas para o descanso e performances imprevisíveis e – em função disso – nem sempre são fáceis de fotografar, exigindo concentração para que o praticante não perca o clique perfeito.

Arara vermelha e verde sobrevoando a cachoeira Véu da Noiva – Chapada dos Guimarães

O tempo de duração do roteiro é variável. Cada visitante costuma ficar de quatro a seis noites. Neste período, os guias fazem de tudo para que ele volte para casa com uma experiência inesquecível, levando na bagagem cliques memoráveis. As instalações da pousada têm todo o conforto e as equipes são integradas por guias especializados, alguns bilíngues e trilíngues.

Segundo Murad, as qualificações e o aperfeiçoamento desses profissionais são constantes para garantir a segurança do visitante, que recebe todas as instruções e sempre é posicionado em um ponto adequado para conseguir as melhores fotos. Em geral, esses roteiros são desenvolvidos em trilhas e em horários distintos dos feitos em pacotes turísticos tradicionais. Para fazer a reserva, basta entrar em contato com a pousada.

Jogos Educativos da Vida Selvagem – O cerrado mato-grossense é uma ótima oportunidade para fazer a observação de pássaros. Mas, para quem não conseguir embarcar nessa aventura, não levar jeito para registrar imagens ou mesmo para quem quer comprar um presente educativo, a Pousada do Parque, em parceria com o fotógrafo Silvio Esgalha, acaba de lançar a Coleção Jogos Educativos da Vida Selvagem.

 “A ideia de lançar os jogos surgiu diante da procura das pessoas que se hospedavam aqui e nas pousadas e hotéis do entorno por souvenirs típicos de nossa região. Não tínhamos nada assim para oferecer”, conta Murad. Adepto e defensor convicto da preservação ambiental, o empresário tomou à frente da iniciativa e investiu no desenvolvimento de produtos que poderiam agradar tanto como passatempo educativo como também agregar informações relativas ao cerrado, ao Pantanal e à Amazônia.

Cartas de baralho educativas com imagens de aves do cerrado.(Fotos de Sérgio Esgalha)

Após extensas pesquisas em banco de imagens e de pesquisar com fotógrafos e profissionais especializados, a Pousada do Parque fez uma parceria com o fotógrafo Silvio Esgalha e criaram a  Nature Editions. Inicialmente são dois produtos: jogos de baralho (54 peças) e da memória (56 peças), ambos com fotos da fauna que comumente pode ser observada em trilhas do cerrado, do Pantanal e da Amazônia. Há ainda o display para quem deseja expor os jogos e comercializá-los.

Cartas do jogo da memória da vida selvagem.(Fotos de Silvio Esgalha)

Os dois produtos, lançados em quatro idiomas, são ilustrados com aves e animais, incluindo alguns que correm risco de extinção. “Ao mostrarmos as belíssimas fotos da nossa fauna nesses jogos, ajudamos a divulgar a riqueza da biodiversidade brasileira. Creio que esse formato contribuirá com o desejo e o empenho de preservar nossas riquezas naturais e de cuidarmos mais do nosso meio ambiente tão frágil e já tão degradado”, conclui Osvaldo Murad.

Cartas do jogo da memória da vida selvagem.(Fotos de Silvio Esgalha)

Para mais informações ou adquirir os jogos é só entrar em contato pelo WhatsApp:

(65 ) 99662-6979  ou pelo e-mail nature.editionbr@gmail.com

SERVIÇO
Pousada do Parque

Informações e reservas: www.pousadadoparque.com.br  e tel./whatsapp: (65) 99671-6876. Oferece piscina, wi-fi, restaurante, academia, sauna, estacionamento e transfer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *