Dê uma viagem de presente para seu pai

O Dia dos Pais está chegando. Nada melhor do que presenteá-lo com uma viagem que concilie belezas naturais cênicas com as aventuras e atividades preferidas do paizão.

Seja qual for o estilo do seu pai, a Roteiros de Charme oferece opções para todos os gostos, desde para os apaixonados por esportes aquáticos e pesca, até para quem gosta de curtir o frio das serras brasileiras, cidades históricas, fotografia e natureza.

Se você ficou  inspirado, a hora de planejar a viagem é agora, pois faltam poucos dias para a data. Separamos algumas sugestões para facilitar a sua tarefa que, certamente, irão surpreender seu pai:

Esportes Aquáticos

Kitesurfe no Jaguaribe Lodge, em Fortim – Ceará (foto de Marcelo Isola)

Se o assunto de seu pai é se aventurar pelo mar praticando o kitesurf ou windsurf ou mesmo se ele tem vontade de aprender o esporte, as dicas são o Jaguaribe Lodge & Kite e o Vila Kalango, ambos no Ceará. Localizado na Praia Canoé, em Barra Fortim (CE), o primeiro disponibiliza o aprendizado, o aperfeiçoamento e a prática de kitesurfe. O ecolodge fica em frente ao Rio Jaguaribe e oferece um braço do Atlântico perfeito para o aprendizado do esporte. Possui um centro de kiteboarding (IKO) que recebe os praticantes da modalidade, do iniciante ao experiente. O IKO fornece aulas e aluguel de equipamentos.

Site: www.jaguaribelodge.com

Vila Kalango, em Jericoacoara (CE), vento a favor para os velejadores

O Vila Kalango, em Jijoca de Jericoacoara, a 290 km de Fortaleza (CE), fica entre a Praia de Jericoacoara e a Duna do Pôr do Sol. Suas acomodações em cabanas suspensas sob colunas de eucalipto estão dispostas à sombra de coqueiros e cajueiros. A pousada dispõe do WSC Brasil, um local dedicado a velejadores com guarda-volumes incluído na diária. Nesse espaço é possível treinar e ter aulas de downwind, contando com todo o suporte para a prática de kitesurfe, wingfoil, windsurfe, stand-up paddle e surfe.

Site: www.vilakalango.com.br

Frio da Serra

Para quem é fã do frio e das tentações gastronômicas do Inverno, a sugestão são os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Rio  do Rastro Eco Resort, para os fãs do frio da Serra Catarinense

O Rio do Rastro Eco Resort, localizado em Bom Jardim da Serra (SC), a 1.560 m de altitude, oferece  uma paisagem de tirar o fôlego. Seus chalés são equipados com lareira, jacuzzi e varanda climatizada com vista para os campos. O restaurante traz gastronomia serrana, harmonizando os pratos com os 60 rótulos nacionais e importados de sua adega. No resort também é possível conhecer as tradições da cultura local no Galpão Crioulo, onde há sempre churrasco de fogo de chão, chimarrão e uma gaita para embalar a balada. Como lazer oferece desde pesca de trutas, canoagem, trilhas e cavalgadas até cânions e cascatas.

Site: www.riodorastro.com.br

Morada dos Canyons, vista incrível para os cânions de Aparados da Serra (SC)

Situada entre desfiladeiros à beira do Parque Nacional da Serra Geral, a Morada dos Canyons fica a 9km da cidade de Praia Grande (SC). Tem vista privilegiada para os Parnas Aparados da Serra e Serra Geral. Fica no meio da Serra do Faxinal, a mais de 650m de altitude e a 12km do Cânion Itaimbezinho.

Os cânions do Sul espalham-se pelos Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra, entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os imensos paredões verticalizados de rochas vulcânicas estendem-se por uma extensão de quase 250km, em uma sucessão de cânions de até 900 metros de altura. A visitação  é feita por trilhas, com caminhadas leves pela borda (guia opcional) ou caminhadas mais pesadas pelo interior dos cânions (guia obrigatório). A pousada trabalha em parceria com operadoras, agendando passeios pela região, como trilhas pelos cânions, rapel e voos de balão.

Site: www.moradadoscanyons com.br

Vista da varanda do Serra Alta Hotel, em São Bento do Sul (SC)

O Serra Alta Hotel, em São Bento do Sul, fica em uma das regiões mais bonitas de Santa Catarina, o Planalto Norte. Na cidade respira-se os ares de montanha, testemunhando-se a cultura europeia, percebida na arquitetura e na gastronomia. Foi colonizada por imigrantes alemães, austríacos, tchecos e poloneses. Trabalhando com parcerias, oferece balonismo e passeio 4×4 nos campos do Quiriri, piquenique na Rampa do Bugio, passeio rural e de Maria Fumaça e trilhas, além de um roteiro de compras em fábricas, como Buddemeyer e Oxford Porcelanas.

Site: www.serraaltahotel.com.br

Para Fãs de Arquitetura e História

Pousada do Mondego, em pleno  Centro Histórico de Outro Preto (MG)

Conhecida pelo turismo histórico e religioso, Ouro Preto é uma das cidades mais famosas de Minas Gerais. É ali que fica a Pousada do Mondego, um solar de 1747 que está situado no Centro Geodésico da antiga Vila Rica, refletindo o charme de Ouro Preto, a velha capital das Minas Gerais. Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade da Unesco desde 1980, Ouro Preto não ostenta esse título à toa.

A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, preservando tesouros como as igrejas de São Francisco de Assis (vizinha ao solar), obra-prima de Aleijadinho, e de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro. A pousada tem parcerias com agências, oferecendo city-tour e excursões a cidades históricas como Mariana, Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes.

Site: https://mondego.com.br

Solar da Ponte, instalado há 51 anos num casarão de estilo barroco em Tiradentes, oferece a tradicional hospitalidade mineira e acomodações que remetem a uma deliciosa viagem no tempo. Tudo com muito conforto, charme, lazer e belos jardins que convidam ao descanso.

Sua localização, no Centro Histórico, favorece os passeios a pé pelas ladeiras que levam ao rico patrimônio arquitetônico da cidade com igrejas, museus e charmosas casinhas de janelas coloridas. Ele também é uma referência para conhecer as artes decorativas herdadas do século 18, e aos estúdios de artistas contemporâneos e lojas de artesanato de Tiradentes e no entorno. Além  disso, dá acesso fácil à tradicional culinária mineira servida nos restaurantes próximos ao hotel.

Site: www.solardaponte.com.br

Para Amantes da Fotografia e da Natureza

Arara vermelha e verde sobrevoando  a  Pousada dos Parque, Chapada dos Guimarães (MT)

Próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), em uma altitude média de 750 metros, a Pousada do Parque abriga em seus 500 hectares de reserva privativa as principais nascentes do Rio Independência. Tem como um de seus pontos altos a observação de pássaros, possibilitando que os amantes dessa prática e iniciantes conheçam aves endêmicas do Cerrado, além de outras que migram do Pantanal e do Amazonas.

Além da trilha da mata primária  com árvores centenárias e plantas endêmicas, a pousada conta ainda com trilhas ecológicas de nível fácil e moderado, que levam à Torre de Observação, à cachoeira sazonal e às formações rochosas de arenito típicas da Chapada dos Guimarães, além de um sítio arqueológico com pinturas rupestres.

Site: www.pousadadoparque.com.br

Tranquilidade. Ou não? 

Localizado a 160km do Rio de Janeiro, na região de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, o Parador Lumiar é um refúgio para quem gosta de pescar. Seus chalés espalham-se em um terreno onde correm rios de águas cristalinas. Seu restaurante e adega são em pedra climatizada naturalmente.

Quanto ao lazer, o hotel oferece piscina de água corrente com solarium, riacho encachoeirado de águas limpas, cavalgadas, trilhas de diferentes níveis de dificuldade e lago para pescaria. O lugar é ótimo para passar o Dia dos Pais em família.

Site: www.paradorlumiar.com

Pousada Aldeia da Serra, em meio à floresta de babaçus, em Palmas (TO)

A Pousada Aldeia da Serra, no Distrito de Taquaruçu, dista 30km do centro de Palmas. Destino de ecoturismo em uma região serrana do Estado, Taquaruçu é um dos povoados mais antigos do Tocantins – existe desde o tempo em que os tropeiros passavam por suas terras no caminho entre o Porto Nacional e outros municípios.

Inserida em uma floresta de babaçu em uma área preservada de 48.000m2, ela é cercada por cachoeiras, grutas, mirantes e inscrições rupestres. A pousada orienta sobre como chegar a esses atrativos e ao Parque Estadual do Jalapão, também conhecido como deserto brasileiro. Apesar do apelido, o Jalapão possui dunas e rios, fervedouros e cachoeiras com águas de cor verde-esmeralda. Quanto às atividades de lazer, a pousada promove o banho de floresta, uma trilha ecológica em meio à floresta de babaçus.

Site: www.pousadadaaldeia.com.br

Seja qual  for o estilo do seu pai, dê uma busca no  site da Roteiros de Charme para encontrar um presente diferenciado e inesquecível para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *