Roteiros de Charme reinicia a seleção dos hotéis e pousadas para o Guia Passaporte 2021

Esta seleção que há 28 anos é feita pelos Diretores da Associação de março a setembro, foi reiniciada este mês aos hotéis recomendados por nossos “roteiristas” e habitués, e aos hotéis e pousadas candidatos a ingressar na Associação que desde março esperavam o inicio destas visitas.

pedra Roteiros

Muitas vezes a visita é repetida para algum ajuste sugerido de acordo com os objetivos da associação e satisfação das expectativas de nossos hóspedes.

Considerado um dos mais completos e conceituados guias de hotéis luxuosos e sustentáveis do país, o Guia Passaporte Roteiros de Charme  2021 será lançado em março do próximo ano com a inclusão dos novos associados, em conformidade com normas que vigorarem para a realização de eventos desta natureza para o trade turístico e a mídia especializada.

 Criada por Helenio Waddington em 1992, inspirada pela Eco-92, a Associação Roteiros de Charme reúne atualmente 70 Associados em 61 destinos turísticos do Brasil – Hotéis, Pousadas, Fazendas Históricas e Refúgios Ecológicos. Além do charme e do alto padrão comuns aos integrantes, um dos diferenciais da associação é assessoria ambiental realizada por profissionais capacitados, baseados no Código de Ética e de Conduta Ambiental,  termo redigido em parceria com a United Nations Enviroment, adotado desde 1999. Desenvolver uma hotelaria de qualidade, aliada ao respeito social, cultural e ambiental dos dest inos turísticos brasileiros é a missão da associação.

Não à toa, os hotéis que integram o conceituado Guia de Hotéis da Roteiros de Charme estão entre os mais concorridos do país. Ao se associar, o hotel passa a figurar em uma listagem reconhecida por entidades nacionais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas, de hotéis que respeitam o meio ambiente e a cultura local. Todo esse cuidado naturalmente se reflete na experiência do hóspede.

A seleção de novos associados é meticulosa. Para se tornar um membro, o hotel precisa estar em funcionamento há pelo menos dois anos sob a mesma administração, possuir de 10 até 60 apartamentos e/ou suítes e estarem localizados preferencialmente em pontos de interesse turísticos, históricos ou ecológicos reconhecidos ou que estejam buscando maior reconhecimento. Ao se associar, o novo integrante precisa se comprometer a trabalhar pela sustentabilidade do destino e seguir o código de ética da entidade. 

Atualmente, em face aos desafios vivenciados pelo setor de turismo e hospedagem em função do novo coronavírus, a Associação Roteiros de Charme elaborou um manual para orientar seus associados a adotar novas condutas quanto à higiene e segurança sanitária de seus hóspedes e funcionários, estabelecendo, inclusive, parceria com uma empresa de sanitizantes ecológicos. Outra ação foi se tornar signatário de um acordo das Nações Unidas pela redução e extinção do uso de plástico em seus hotéis associados, reduzindo a interferência no meio ambiente.
 
Sendo ar livre e natureza considerados pelos viajantes como “o novo luxo”, os hotéis da Roteiros de Charme tem conquistado a preferência dos que já retomaram sua agenda de viagens. Tanto, que as expectativas de ocupação para o último trimestre do ano estão bastante positivas. “Embora estejamos comemorando a rápida retomada de nossas atividades e o incremento gradual e contínuo na ocupação de nossos empreendimentos, o momento atual pede cautela, por isso optamos por postergar o lançamento de nosso tradicional guia anual. A boa notícia que isso traz é que o prazo para novos empreendimentos se candidatarem foi estendido, já que teremos mais tempo para analisar os c andidato s, dentro de nossos rígidos protocolos de avaliação. Esperamos que 2021 tra ga boas not&ia cute;cia s e que possamos celebrar à altura os novos entrantes e os nossos já tradicionais parceiros”, explica o presidente Helenio Waddington.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *