Roteiros de Charme anuncia quatro novos hotéis associados

Com novos integrantes em quatro estados do país, Roteiros de Charme reafirma compromisso com o turismo sustentável

Villa Triacca: eco pousada, vínicola e piscinas naturais no Distrito Federal

Arraial d’Ajuda, Brasília, Lumiar e Tibau do Sul são os destinos brasileiros que abrigam os mais novos integrantes da Associação Roteiros de Charme, comprovando que a hotelaria de qualidade e conforto, aliada à preservação ambiental e compromisso social, já está difundida pelos diversos cantos do país. Os empreendimentos selecionados pela associação em 2021 destacam novos nomes para a hospedagem de luxo sustentável no país. São eles, o Beija Flor Exclusive Hotel & SPA, localizado em Tibau do Sul, RN; o Hotel Paraíso do Morro, em Arraial d’Ajuda, BA; o Villa Triacca Eco Pousada, Brasília, DF; e o Eco Resort Hotel Villa São Romão, em Lumiar, RJ.Com os novos associados, a Roteiros de Charme passa a reunir 67 hotéis, marcando presença em 16 estados brasileiros e 60 destinos turísticos.

O turismo responsável e sustentável se tornou o grande tema das viagens nos últimos dois anos. Cada vez mais empresários, governos, associações e viajantes se conscientizam de que não haverá mais turismo ou planeta, se não preservarmos nossos destinos e incentivarmos a geração justa de renda para os moradores locais. No entanto, já são mais de 28 anos, desde que um pequeno grupo de hoteleiros se reuniu após a conferência Rio-92 justamente com o objetivo de consolidar uma associação de hotéis que priorizassem a sustentabilidade em suas atividades. O pioneirismo da Roteiros de Charme faz com que ela seja uma das mais renomadas associações hoteleiras no mundo, contando inclusive com uma parceria de mais de 20 anos com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA.

Para entrar na lista de membros, que é atualizada anualmente, os candidatos precisam seguir alguns parâmetros baseados no conforto, qualidade de serviços, quantidade máxima de apartamentos (70 ou menos), compromisso com os pilares social e ambiental da sustentabilidade e estarem localizados em um destino que destaca a importância histórica ou natural da região. Além disso, eles precisam ser gerenciados de perto pelos proprietários, para garantir não só a qualidade, como o acolhimento e pessoalidade.

“Estamos felizes com nossos novos associados, acreditando que eles representam uma oferta diferenciada de hospedagens inovadoras, com características muito individuais, mas todas preocupadas em oferecer o melhor serviço e gerar impactos positivos onde estão localizadas”, afirma Helenio Waddington, fundador e presidente da Roteiros de Charme. Ao aderirem à associação, os hotéis passam a assumir o Código de Ética e Conduta Ambiental da Roteiros de Charme, desenvolvido em parceria com o Pnuma.

Conheça os novos associados da Roteiros de Charme:

Beija Flor Exclusive Hotel & SPA, Tibau do Sul – RN

Um hotel diferenciado, criado por um casal italiano que se apaixonou por este pedacinho de paraíso no Rio Grande do Norte. Como se não bastasse a vista panorâmica, de cima da falésia, para o mar turquesa, os donos se encarregaram de cercar o hotel de plantas, criando um jardim botânico. São 4 mil plantas de 160 espécies, além de um orquidário e uma horta orgânica. A conservação ambiental, claro, está entre os principais valores do hotel.

O Beija Flor Exclusive Hotel & SPA tem 15 suítes, decoradas com design exclusivo. Em todos os ambientes, móveis e peças vindas das diversas viagens do casal pelo mundo, são harmonizados com artesanato local, criando um ambiente único. O resort fica localizado em Tibau do Sul, na ponta do Pirambu, com uma vista incrível para o oceano e também para a charmosa Laguna Guaraíras. A Praia de Pipa está a pouquíssimos quilômetros.

De acordo com o proprietário, Emilio Moroni, “O Beija Flor não é só um hotel, mas sim um conceito. Fazer parte da Roteiros de Charme significa oferecer aos hóspedes algo de exclusivo e único na hotelaria”.

Site: https://www.beijaflorsparesort.com.br

Villa Triacca Eco Pousada e Vinhos, Brasília – DF

A Villa Triacca guarda toda a história de uma família imigrante italiana, liderada por Seu Claudino, que chegou ao Brasil em 1881. Cem anos depois de se estabelecer na região de Bento Gonçalves (RS), o filho de Seu Claudino, Ronaldo Triacca, decidiu se mudar para o planalto central. Ali, ele estabeleceu uma fazenda de cultivo e uma vinícola. Quando a Eco Pousada nasceu, o ambiente já estava preparado para uma experiência diferenciada.

Com diversos atrativos para crianças e adultos, incluindo dois lagos de águas cristalinas com diversas espécies de peixes e uma lagoa de 9 mil m2, a Villa Triacca é o lugar perfeito para apreciadores da natureza e da enogastronomia. À disposição estão trilhas para caminhada e mountain bike, além de um parque ecológico para crianças. Além de trabalhar com produtos e produtores locais, o hotel investe em diversas práticas de sustentabilidade, como geração de energia solar, separação do lixo, sistema de fossa ecológica e preservação de grande parte da área da fazenda. Além das suítes, os hóspedes podem optar por bangalôs exclusivos.

Site: https://www.villatriacca.com.br

Eco Resort – Hotel Villa São Romão, Lumiar, Nova Friburgo – RJ

Um oásis verde cercado de água – lago, rios, cachoeiras, piscinas naturais. Ali, a natureza é anfitriã. O Eco Resort Villa São Romão, que já foi uma fazenda de bananas, foi sendo transformado aos poucos, ganhando reflorestamento e um paisagismo especial, que traz a personalidade que ele tem hoje. Mas não é só isso. Com uma longa história familiar, se tornou um projeto de vida de pai e filho, e ganhou o acolhimento familiar que também é único. Localizado na APA Macaé de Cima, o Villa São Romão tem sua área de 2.400.000 m2 transformada em Reserva Privada do Patrimônio Natural, assumindo seu compromisso com a conservação ambiental. A integração com a comunidade local de São Romão, onde moram os funcionários do hotel, também tem um cuidado especial, com os colaboradores tendo participação direta no faturamento. Afinal, são eles que fazem o hotel.

O jardim e as piscinas naturais são os grandes destaques do local, mas outras atividades não faltam, como SPA, caiaques e pranchas de SUP, horta com orgânicos, academia, quadras para diferentes esportes, sauna com saída subaquática para a piscina e lugares lindos para caminhadas.

“É uma grande honra para o Eco Resort Villa São Romão fazer parte da Associação Roteiros de Charme. Esse reconhecimento é fruto de muitos anos de dedicação e amor ao ecoturismo e à região e população de São Romão. Todos os nossos esforços são voltados para que os hóspedes tenham de fato uma experiência única de renovação em meio à natureza, com muito conforto e de acordo com as nossas práticas sustentáveis”, comemora Hugo Crocchi, proprietário do Hotel Villa São Romão.

Site: www.villasaoromao.com.br

Hotel Paraíso do Morro, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro – BA

O cenário onde, em 2007, foi gravada a novela Paraíso Tropical, já não é mais o mesmo. O Hotel Paraíso do Morro foi completamente reformado em 2020, ganhando instalações mais modernas e investindo ainda mais no conforto. Mas as belezas naturais de Arraial D’ajuda continuam inigualáveis. Localizado a apenas 150 m da Praia do Mucugê e com uma vista incrível para o oceano azul-turquesa, o hotel Paraíso do Morro reabriu as portas recentemente, após a reforma, oferecendo charme e conforto em cada detalhe.

De acordo com a gerente, Patricia Livramento, “ingressar na Associação Roteiros de Charme significa um passo muito importante para o hotel. Estamos juntos de hotéis e pousadas selecionados, que buscam atenção aos detalhes, paixão em servir, conforto e exclusividade”.

Site: www.paraisodomorro.com

História da associação Roteiros de Charme

Fundada em 1992, por cinco empresários que tinham como objetivo criar um pequeno grupo hoteleiro que tivesse o compromisso de oferecer uma atividade turística de qualidade, adequada ao meio ambiente e socialmente responsável, a Roteiros de Charme chega aos 28 anos como uma marca de referência no Brasil quando o assunto é hospedagem sustentável de alto nível. “Àquela época, sustentabilidade era tema de órgãos da ONU ou acadêmicos, mas totalmente desconhecida no setor privado e, em particular, pela atividade turística”, relembra Waddington. A Associação se empenha em incentivar o turismo nacional, juntando hotéis de diferentes perfis, especialmente fora dos grandes centros urbanos, que têm em comum o compromisso de aliar conforto e serviços com o respeito à natureza e responsabilidade social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *