Preserve Pipa e Projeto Tamar se unem pela preservação das tartarugas

Voluntários do Preserve Pipa recolhem lixo nas praias

Desde 2016, a Preserve Pipa vem reunindo empresários de Pipa e Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, para promover a conscientização, preservação ambiental e iniciativas de apoio social e cultural nos destinos. A associação possui hoje cerca de 90 membros, entre hotéis, restaurantes e agências de receptivo, que buscam, cada vez mais, dar novos passos em busca da sustentabilidade.

O valor arrecadado nos hotéis com a Taxa de Turismo Sustentável é revertido para diversas ações que vêm contribuindo para garantir que Pipa e Tibau do Sul mantenham sua identidade e natureza conservada, mesmo com o crescimento do turismo. O município de Tibau do Sul é inclusive reconhecido pela associação internacional Green Destinations como um dos 100 destinos no mundo que investem na sustentabilidade.

Hotéis e restaurantes associados trabalham hoje com uma linha de produtos exclusiva da Preserve Pipa, que incentiva a redução do uso do plástico. São dispensers de shampoo e sabonete, porta guardanapos e porta talheres, açúcar e temperos. Uma equipe constante também circula pelas praias recolhendo o lixo e promovendo a conscientização. Instalação de lixeiras e placas informativas, paisagismo, doações ao Santuário local e compra coletiva de biodigestores para os hotéis também estão entre as iniciativas lideradas pela Preserve Pipa.

Neste verão, a associação se uniu ao Projeto Tamar para realizar uma ação especial de proteção às tartarugas. As praias das Minas e de Sibaúma, onde ocorre posta de ovos, foram fechadas com estacas de madeira para evitar que veículos circulem pela areia, atingindo os ovos. Essa é hoje uma das grandes ameaças a esses animais. Junto com o Tamar, a Preserve Pipa aproveitou para conscientizar visitantes e moradores locais sobre cuidados com as tartarugas e seus ninhos.

Isis Faria Ribeiro é proprietária da Toca da Coruja e uma das fundadoras da Preserve Pipa. Ela explica que os três pilares de sustentabilidade que sempre guiaram as operações no hotel (sustentabilidade ambiental, social e cultural) são os mesmos que inspiram o trabalho da entidade. “Através das nossas ações, pretendemos conscientizar moradores e visitantes do nosso destino quanto à importância do desenvolvimento social e da preservação ambiental e cultural. A importância das ações de preservação do meio ambiente e apoio social vão além do ato pontual em si. São práticas que devem ser cultivadas constantemente para que o destino como um todo entenda a importância da sua preservação”, conclui Isis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *