Palavra do Presidente

Em tempos de pandemia, a interrupção da rotina e a suspensão de compromissos e sonhos trazem muitos prejuízos e desafios, mas também algum aprendizado. No cenário do turismo, atividade à qual dedicamos nossas vidas e negócios, há uma mensagem que não pode ser ignorada: a importância do olhar atento para o social e para o meio ambiente.

Olhemos para o exemplo de Veneza, que surpreende o mundo com seus canais claros e cheios de peixes em função da redução drástica de circulação dos cruzeiros e das gôndolas tão concorridas pelos turistas. Concorrida metrópole europeia, Amsterdam faz campanha contra o turismo em massa, incluindo limitação de acesso aos campos de tulipas e até a retirada do famoso letreiro ‘I Amsterdam’ das proximidades de um concorrido museu.

Exemplos como este mostram que, no Brasil e no mundo, destinos turísticos conhecidos por sua exuberante beleza natural e arquitetônica são ameaçados a cada dia pelo turismo de massa. Daqui pra frente, que tal levarmos esse alerta adiante e optarmos por hospedagens que preservam a natureza e a comunidade em seu entorno?

A bandeira socioambiental está no DNA da Roteiros de Charme. Nosso Código de Ética e de Conduta Ambiental, desenvolvido em cooperação com a UNE (United Nations Environment), organismo ambiental da ONU, em Paris, acaba de completar 20 anos.

Sob a inspiração desse código, o programa de sustentabilidade da Roteiros de Charme está em plena sintonia com os conceitos de Turismo Sustentável e o Geoturismo: o turismo que sustenta ou aumenta o caráter geográfico de um destino turístico: seu ambiente, paisagem, patrimônio histórico e cultural, além do bem estar da população residente, através do envolvimento permanente dos hotéis associados, seus colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços, hóspedes e comunidade.

Além dos hotéis, pousadas e refúgios ecológicos pertencentes à associação, levamos nossa mensagem e convidamos a todos os viajantes, hoteleiros, membros do trade turístico e sociedade em geral a participarem também de nosso programa de qualidade e a colocarem o turismo sustentável em sua pauta.

Ao planejar sua viagem não deixe de conferir os 73 empreendimentos associados à Roteiros de Charme, localizados do Norte ao Sul do Brasil, em 16 estados e 64 destinos turísticos. Boa Viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *