Palavra do Presidente

Helenio Waddington, Presidente da Associação de Hotéis Roteiros de Charme em seu escritório, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ

Desde a sua criação, em 1992, a Roteiros de Charme participa dos esforços mundiais em prol da preservação do meio ambiente. Há mais de 20 anos, desenvolvemos uma parceria com o Programa de Meio Ambiente da ONU (PNUMA). Criamos também um Código de Conduta Ambiental e estimulamos nossos associados a adotarem práticas sustentáveis. Na raiz da trajetória que move a Associação está o conceito de hospitalidade de elevada qualidade, que pressupõe a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade da atividade turística em sentido amplo.

Nesta newsletter, aproveitamos a chegada do mês junho – tradicionalmente associado a tais questões devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 –, para reforçar nosso comprometimento com o turismo sustentável e mostrar exemplos de práticas desenvolvidas pelos associados.

Também falamos sobre a importância das Unidades de Conservação (UCs) federais. Geridas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), foram criadas com o objetivo de preservar o entorno e aplicar garantias adequadas de proteção ao ecossistema local. Abertos à visitação pública, são ótimas opções de lazer. Alguns hotéis e pousadas da Associação Roteiros de Charme ficam bem pertinho de Ucs. Vale a visita e a hospedagem.

Entre julho e dezembro, ventos constantes de 30km/h a 70km/h sopram fortes no Ceará. Esta é a melhor época do ano para os adeptos do kitesurf. Listamos hotéis e pousadas no estado que oferecem aulas ou podem ajudá-lo a reservar horário com instrutores da região.

Por fim, aproveitamos a chegada das férias de julho e da alta temporada na Serra e apresentamos uma lista de estabelecimentos onde é possível curtir uns dias de descanso. Há opções para quem têm filhos, para casais, grupos de amigos. É só escolher.

Boa leitura!

Helenio Waddington.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *