Observação de baleias em Santa Catarina

Foto crédito Enrique Litman

Começou a temporada 2016 de observação de baleias francas em Santa Catarina. Todos os anos, de agosto a novembro, mães e filhotes  de baleias podem ser vistos em muitos pontos de observação espalhados pelos municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba. Nesse período do ano, as baleias francas chegam ao litoral catarinense para parir, amamentar e até reproduzir.

A cada ano que passa mais turistas viajam para assistir a esse espetáculo onde as baleias são a principal atração. Como o turismo embarcado foi suspenso há aproximadamente três anos, uma nova forma de observação de baleias foi criada com o objetivo de ajudar os visitantes do mundo todo a avistarem as baleias da terra mesmo, uma vez que a baleia franca costuma chegar bem perto da costa. O grupo Rota da Baleia Franca é uma iniciativa do Sebrae de Santa Catarina para impulsionar e estimular essa avistagem do continente mesmo.  O roteiro abrange os municípios de Laguna, Imbituba e Garopaba, todos ao sul de Florianópolis, dentro da  Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca.

 

Foto crédito Pedro Malaman

Com paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas e baías que estão entre as mais exuberantes do planeta, a rota oferece também atrativos para os amantes da aventura e dos esportes radicais, além de excelentes opções de hospedagem e gastronomia regional, atividades de interação com a natureza, com destaque para as trilhas de avistamento de baleias e golfinhos por terra.

Quinta do Bucanero, na Praia do Rosa, é um dos parceiros da Rota da Baleia Franca, e oferece aos seus hóspedes o avistamento por terra com guias especializados. O serviço oferecido pela Quinta do Bucanero é realizado em parceria com uma empresa especializada de Imbituba, e inicia-se com uma palestra que tem como finalidade explicar as condições do passeio, as características das baleias, o processo de migração e as dicas de avistamento. O passeio é realizado em vans com capacidade para 15 a 23 passageiros e  tem duração de pouco mais de cinco horas.  O valor é de R$ 100,00 por passageiro.

Veja abaixo o roteiro para o avistamento das Baleias Francas.

Roteiro:
09 h – Recepção no Centro de Informações Turística de Imbituba.
10 h – Saída em direção aos mirantes naturais, de acordo com as informações de localização das baleias.
12 h – Almoço opcional não incluído.
14 h – Visitação ao Museu e/ou ao Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca.
15 h – Observação de Pesca Artesanal com ajuda dos Botos/Golfinhos.
17 h – Retorno.
*O que está incluído – Transporte IN/OUT desde o Centro de Atendimento + Guia Especializado.
** Saídas com um mínimo de seis passageiros ou equivalente. Caso não tenha o mínimo de pessoas na hora do embarque, é oferecido um serviço de Guia Personal em acompanhamento no veículo do passageiro. Valor/ Diária Guia Personal – R$ 150,00.

Quer ver as baleias francas de pertinho? Então faça a sua reserva na Quinta do Bucanero!

Pousada Quinta do Bucanero – Imbituba, SC
Tel: (48) 3355.6056
E-mail: bucanero@terra.com.br
Site: www.bucanero.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *