O encanto das antigas fazendas de café transformadas em hotéis

No século XIX, no auge da produção de café no Brasil, 75% da produção do grão vinha de cidades localizadas no Vale do Paraíba Sul Fluminense. Isso garantiu ao país a liderança na produção e exportação do produto à época. Não à toa, a região acabou sendo batizada de Vale do Café. Lá, até hoje existem antigas fazendas, que, transformadas em hotéis, proporcionam experiências fantásticas aos hóspedes, bem como em cidades no interior de São Paulo. Se você deseja fazer uma viagem de volta ao passado, aproveite para visitar hotéis da Associação Roteiros de Charme onde é possível realizar essa experiência. E deixe-se levar!

Fazenda União

Fazenda União – Rio das Flores (RJ)

Na bucólica Rio das Flores, cidade de cerca de 10 mil habitantes no Sul Fluminense, um casarão de 1836 abriga a Fazenda União. Antiga sesmaria (lote de terra abandonado) de Domingos Custódio Guimarães, o Visconde do Rio Preto, é uma das construções mais preservadas do Brasil Imperial. Erguida em pau a pique sobre pedras e madeiras nobres, renasceu inicialmente em 2007, pelas mãos do proprietário Mário Vasconcelos, que desejava abrigar sua coleção de obras de arte sacra e louças brasonadas. Restaurada posteriormente pelo arquiteto João Reis, ganhou 22 suítes, algumas com mobílias originais do ciclo cafeeiro. A tulha, prédio onde o café era beneficiado e armazenado, faz parte do conjunto arquitetônico colonial e hoje hospeda o restaurante do hotel. Outro espaço que se destaca é a igrejinha de São José de Bota. Em estilo barroco, foi restaurada para receber casamentos. Cercado por uma paisagem exuberante, a Fazenda União ocupa um espaço de 140 hectares e conta com piscina, saunas seca e a vapor, quadras de tênis e de vôlei de areia, quadriciclo, campo de minigolf e passeios a cavalo.

Site: http://www.fazendauniao.com.br/

Reservas: reservas@fazendauniao.com.br

Fazenda Águas Claras

Fazenda Águas Claras – Itapira (SP)

Localizada nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, a Fazenda Águas Claras ocupa uma área de 354 hectares nos municípios de Itapira, Serra Negra e Lindóia, em São Paulo, próxima à divisa com Minas Gerais. Construída em 1870, foi totalmente restaurada ao se transformar em hospedaria. No entanto,  características originais, como as madeiras nobres aparentes e os altos-relevos das portas e janelas, foram preservadas. Nos jardins, palmeiras imperiais e jasmins enfeitam o ambiente. Atualmente, conta com 280 mil pés de café em produção, além de culturas temporárias de milho e feijão e atividades como pecuária de corte e leiteira. A Fazenda Águas Claras possui oito apartamentos duplos e triplos, com banheiros decorados com azulejos pintados à mão. Tem ainda ambiente para leitura, salão de jogos, carteado e bilhar, todos com lareira, bar e restaurante especializado em cozinha rural. Uma sala de banhos com ducha, hidromassagem e sauna úmida completam a experiência.

Site: https://fazendaaguasclaras.com.br

Fazenda Capoava

Fazenda Capoava – Itu (SP)

Concebida inicialmente como um engenho de açúcar, em 1881, a Fazenda Capoava, em Itu, no interior de São Paulo, passou a ser uma propriedade cafeeira e mudou sua denominação para Fazenda Japão. Já no século XX, com a venda da propriedade para fazendeiros de gado, o cultivo de café foi trocado por pastagens para gado de corte e leiteiro até 1979. Em 2.000, parte do local foi vendido e transformado em hotel, voltando novamente a se chamar Capoava. Documentos e fotos que contam a história do empreendimento estão expostos numa espécie de museu de pau a pique. O destaque é uma área dedicada à cultura alimentar, principalmente no período dos bandeirantes. Um dos objetos que chamam a atenção é uma máquina de beneficiamento de café, de 1930, movida à roda d’água, e cujas engrenagens podem ser vistas por meio de uma janela de vidro no piso. Não hóspedes podem conhecer o espeço mediante reserva.

Site: http://www.fazendacapoava.com.br/

Reservas: reservas@fazendacapoava.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *