Hotéis no Brasil para observação de aves

observação de aves
A Costa Verde, no Rio de Janeiro, abriga cerca de 500 espécies de aves. Foto: Sandi Hotel

O Brasil é um dos países com maior diversidade de aves do mundo. Das cerca de 10 mil espécies existentes, quase 2.000 podem ser encontradas por aqui. Com suas paisagens incríveis, torna-se um solo fértil e divertido para os birdwatchers, ou observadores de aves. A atividade, que sempre fez sucesso entre europeus e americanos, tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

Inseridos na natureza, muitos hotéis da Associação Roteiros de Charme estão localizados em destinos ideais para a observação de aves. Seja na área do próprio hotel ou nos arredores, hóspedes podem fazer atividades diversas e ainda serem presenteados com a presença de lindos pássaros. Reunimos aqui alguns hotéis especiais para birdwatchers avançados ou iniciantes.

Confira outros hotéis em https://www.roteirosdecharme.com.br/observacao-de-passaros/

Sandi Hotel – Paraty, RJ

Sandi Hotel

A imponente casa localizada no Centro Histórico de Paraty, onde um dia funcionou a Casa da Moeda, fica a poucos quilômetros das belezas da região, incluindo as praias e a Mata Atlântica. Com o objetivo de incentivar os hóspedes a terem vivências mais imersivas, a Agência Néctar Experience, que fica dentro do hotel, oferece roteiros de birdwatching para observadores iniciantes e avançados. O Birdwatching on Foot consiste em uma caminhada leve, partindo do Sandi Hotel. Neste roteiro enxuto, que tem início às 6h da manhã, são percorridos cerca de 3 km, passando por praças, praias e trechos de restinga. Para os veteranos, o Birdwatching on the gold trail abrange as montanhas de Paraty e a região do Caminho do Ouro, que abriga algumas das aves mais bonitas do país. Durante o percurso, há chances de avistar tucanos e gaviões. A região da Costa Verde concentra cerca de 500 espécies de aves, e dezenas delas, como a saíra-de-sete-cores, garça-azul e a coruja-buraqueira, podem ser vistas na própria cidade de Paraty.

Site: https://sandihotel.com.br/ | Reservas: reservas@sandihotel.com.br

Anavilhanas Jungle Lodge – Novo Airão, AM

Anavilhanas Jungle Lodge

Imerso em meio à Floresta Amazônica, uma das regiões mais biodiversas do planeta, o Anavilhanas Jungle Lodge é, sem dúvidas, um refúgio para amantes da natureza. A área preservada de 1 milhão de metros quadrados que o cerca é o cenário para a observação de diversas espécies. O hotel de selva oferece experiências que possibilitam não só o avistamento de pássaros, como também de outros animais, incluindo o boto rosa. A Contemplação do Nascer do Sol é uma oportunidade para ver as aves despertando, assim como a Observação Noturna possibilita a observação de aves de comportamento noturno. Durante as trilhas e passeios de canoa pelos rios, os hóspedes também têm a chance de encontrar o socozinho, coró-coró, gavião-pato, gavião carrapateiro, quero-quero, corujinha-do-mato, papagaio-diadema e muitos outros pássaros.

Site: https://www.anavilhanaslodge.com/ | Reservas: reservas@anavilhanaslodge.com

Hotel Santa Esmeralda – Bonito, MS

A região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, também é conhecida como um paraíso ecológico, com seus rios e piscinas naturais de águas cristalinas, cavernas e cachoeiras. É lá que fica localizado o charmoso Hotel Santa Esmeralda, idealizado com todo carinho por um casal paulista que se apaixonou pelo local. Dentro do próprio hotel, que fica em uma extensa área verde às margens do Rio Formoso, é possível caminhar e observar diversos animais, como a anta, tamanduá, capivaras e macacos. Na lista de aves estão a gralha-de-peito-amarelo, o joão-pinto, seriema, nutum, emas, araras e periquitos.

Site: https://www.hotelsantaesmeralda.com.br/ | Reservas: hotel@hotelsantaesmeralda.com.br

Araras Pantanal Ecolodge – Poconé, MT

Araras Pantanal Ecolodge

O Araras Lodge fica localizado no melhor destino do Brasil para a observação de animais: o Pantanal. Portanto, as possibilidades para os birdwatchers são extensas, assim como a lista de espécies de aves presentes na região. O ecoturismo é o ponto de partida para as diversas experiências que acontecem no hotel ou ao seu redor. A Torre de Observação do Bugio, com 25 metros de altura, oferece uma vista incrível sobre a planície pantaneira e para as aves que sobrevoam a área. Nas caminhadas, trilhas, passeios a cavalo, safáris por terra ou fluviais, enquanto buscam o maior felino das américas, a onça-pintada, os aventureiros têm a oportunidade de avistar pássaros como o tuiuiú, tachã, aracuã-do-pantanal, socó-boi, garça-real, colhereiro, falcão-de-coleira, arara-azul-grande e martim-pescadores.

Site: https://araraslodge.com.br/ | Reservas: reservas@araraslodge.com.br

Hotel Rosa dos Ventos – Teresópolis, RJ

Hotel Rosa dos Ventos

A Serra do Mar é o cenário para mais de cem espécies de pássaros que sobrevoam as matas que circundam o Hotel Rosa dos Ventos, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Os hóspedes podem fazer trilhas dentro do hotel, ou avistar os pássaros durante uma cavalgada, um passeio de bicicleta, um banho de cachoeira ou relaxando na piscina. Atividades não faltam para os viajantes se conectarem com a natureza. Entre as aves listadas pelo professor Richard Byrne, da University of St. Andrews, na Escócia, e revisadas pelo professor José Hidasi, da Fundação Museu de Ornitologia, estão o beija-flor-de-papo-branco, gavião-carijó, joão-de-barro, martim-pescador-grande, pica-pau-de-testa-pintada, sabiá-laranjeira, sanhaço-rei e tiê-de-topete.

Site: https://hotelrosadosventos.com.br/

Pousada do Parque

Pousada do Parque – Chapada dos Guimarães, MT

A Chapada dos Guimarães é o cenário para esta incrível pousada de charme, que convida os hóspedes para o relaxamento e a imersão na natureza. Localizada em uma área de reserva de 500 hectares, a Pousada do Parque reúne, trilhas, cachoeiras, mirantes e uma torre de observação. São apenas oito apartamentos e uma estrutura que reúne luxo despojado, conforto e privacidade. Por ali, além das mais variadas espécies da fauna e de animais, circulam cerca de 250 espécies de aves do cerrado, que enchem os olhos dos observadores de aves. Entre elas estão a jacupemba, jaó, inhambu-chororó, seriema, pomba-galega, arara-canindé, tucano-de-bico-preto, tuiuiú e ema. Site: https://www.pousadadoparque.com.br/ | Reservas: pousada@pousadadoparque.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *