Hotéis cercados de áreas de preservação

Pousada Maya
Pousada Maya

De acordo com a Lei 9985/00, as Unidades de Conservação (UCs) se caracterizam por ser um espaço territorial com características naturais relevantes. Elas são legalmente instituídas pelo Poder Público, possuem limites definidos e têm o objetivo de preservar o entorno e aplicar garantias adequadas de proteção ao ecossistema local. Em todo o Brasil, existem 334 UCs federais geridos pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio). Abertos à visitação pública, são ótimas opções de lazer, principalmente para o turista consciente da importância destes espaços para o planeta. Alguns hotéis e pousadas da Associação Roteiros de Charme ficam bem pertinho de Ucs. Aproveite a viagem para conhecê-los!

Pousada do Parque – Chapada dos Guimarães (MT)

Estrategicamente localizado nas bordas do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, a Pousada do Parque é, por si só, um grande projeto de preservação. Em uma altitude média de 750m, conta com 500 hectares de reserva privada com duas cachoeiras sazonais, trilhas, mirantes e torre para observação de pássaros. Com apenas oito apartamentos, foi toda construída com madeira de reaproveitamento de toras já cortadas. Fora da propriedade, não deixe de conhecer o Parque Nacional. Com mais de 32 mil hectares, foi criado em 1989 e protege amostras significativas dos ecossistemas locais, além de assegurar a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos. A Cachoeira do Véu de Noiva e a Cidade das Pedras são duas das grandes atrações do local. Está aberto diariamente à visitação.

Pousada Maya – Chapada dos Veadeiros (GO)

As belezas do cerrado brasileiro dão o tom da paisagem na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Não muito longe da entrada do Parque Nacional, a Pousada Maya foi construída de acordo com a filosofia Feng-Shui, aos pés de um morro de área de preservação permanente. Oferece belas vistas para as montanhas da Chapada e para um vale verde tomado por buritis, morada das araras. Dentro da pousada, o hóspede tem a chance de desfrutar de uma piscina com vista panorâmica e relaxar com massagens feitas por terapeutas da região. No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, duas das principais atrações são o Vale da Lua (vale rochoso formado há aproximadamente 600 milhões de anos com piscinas naturais, grutas e fendas) e a Cachoeira Santa Bárbara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *