Hospedagens que relembram a nossa história

Hotéis História

O Brasil é um país que ainda guarda incríveis cidades e destinos históricos, que lembram os momentos clássicos do Brasil colônia. Lugares como Petrópolis, Conservatória, Tiradentes, Salvador e o Vale do Paraíba preservam arquitetura, monumentos e histórias que nos fazem voltar no tempo, para o ciclo do café, a Inconfidência Mineira e a época do Brasil Império. Nesses destinos estão localizados alguns dos mais charmosos hotéis da Roteiros de Charme com casarões seculares que trazem para os hóspedes experiências únicas. Que tal redescobrir nossa história em algum deles?

Conservatória, Valença, RJ – Hotel Fazenda Florença

Fazenda  Florenca

Um casarão de 1852 é a sede deste hotel fazenda, localizado na charmosa Conservatória, a capital das serestas, que teve seu auge durante o ciclo do café. A Fazenda Florença foi fundada no século XIX pelo clã dos Teixeira Leite, uma família de origem portuguesa, que veio de Minas Gerais para aproveitar o período prolífico no Vale do Paraíba. A casa sede preserva sua estrutura, com base de pedra e piso de peroba, e pode ser visitada em horários programados. Dentro dela, os hóspedes fazem uma viagem pelo tempo, com objetos originais do século XIX. O restaurante D. João traz uma deliciosa gastronomia de fazenda com influências dos séculos passados. Destaque para a goiabada produzida por lá: uma receita de 168 anos. E ainda é possível caminhar pelo cafezal da fazenda.

Site: www.hotelfazendaflorenca.com.br E-mail: contato@hotelfazendaflorenca.com.br

Tiradentes, MG – Solar da Ponte

Solar da Ponte

A antiga Vila de São José do Rio das Mortes, que ganhou o nome de Tiradentes quando o Brasil virou república, abriga várias construções históricas do século XVIII. Em 1972, a cidade ganhou sua primeira pousada, o Solar da Ponte, estabelecida em um casarão antigo inacabado que é a cara da cidade. Localizado no Centro Histórico de Tiradentes, o Solar oferece visitas guiadas aos vários monumentos da cidade, que resguardam o período do barroco mineiro. Os jardins da pousada, cercados por outros prédios históricos e pelo verde da serra de São José são o cenário perfeito para alguns dias de descanso, no verão ou no inverno. O Solar da Ponte conta ainda com um ateliê culinário onde acontecem confraternizações, programações musicais, cursos e encontros enogastronômicos.

Site: www.solardaponte.com.br E-mail: reservas@solardaponte.com.br

Salvador, BA – Hotel Villa Bahia

 Villa Bahia

Dois casarões dos séculos XVIII e XIX recebem a hospitalidade do hotel Villa Bahia, localizado na capital baiana, fundada em 1549. Mais exclusivo e histórico, impossível. O hotel fica no famoso bairro do Pelourinho, marco da presença e cultura negra na cidade e cercado por um conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, reconhecido como Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO. Em sua decoração, o Villa Bahia faz questão de lembrar momentos históricos da navegação e colônias portuguesas, as feitorias instaladas na África e na Ásia e as rotas marítimas relacionadas ao comércio de especiarias. As 17 suítes levam nomes como Angola, Cabo Verde, Cochim, Macau, Goa e São Tomé e Príncipe.

Site: www.lavillabahia.com E-mail: reservas@hotelvillabahia.com

Petrópolis, RJ – Hotel Solar do Império

solar do imperio

Outro hotel que conta muitas histórias é o imponente Solar do Império, localizado na cidade imperial de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Ali, onde Dom Pedro I e Dom Pedro II passavam férias, estão dois casarões do século 19 tombados pelo IPHAN, que formam o Solar do Império. Localizados na avenida onde está a casa de Princesa Isabel, os casarões foram construídos com a mesma grandiosidade do palacete da herdeira imperial, que preocupava-se que as construções à sua volta não mantivessem o padrão da nobre avenida. Há 15 anos, o hotel é referência em hospitalidade na cidade e, em 2019, passou por um projeto de revitalização que incorporou conceitos de sustentabilidade. A preservação histórico-cultural permanece, com as características arquitetônicas inalteradas e as 24 suítes levando os nomes de importantes personagens históricos, como D. Pedro II e Carlota Joaquina. No restaurante Imperatriz Leopoldina, hóspedes e visitantes também podem experimentar pratos que incluem alguns dos ingredientes favoritos da família imperial. O menu foi elaborado com cuidado pela consultora em gastronomia Cláudia Mascarenhas e pelo chef Bertrand Materne.

Site: www.solardoimperio.com.br E-mail: atendimento@solardoimperio.com.br

Itú, SP – Fazenda Capoava

Capoava

Histórias do ciclo do açúcar são o cenário para a Fazenda Capoava, localizada bem pertinho de Itu, em São Paulo. No casarão-sede, construído por volta de 1750, a decoração rústica preserva a ambientação da época. Cercada por um verde exuberante da Mata Atlântica, a Fazenda Capoava guarda um Espaço Memória, aberto a hóspedes e visitantes mediante reserva. Na exposição, objetos contam a história da fazenda nos períodos das monções e ciclos do açúcar, café e gado. Uma área dedicada à cultura gastronômica se destaca, com uma máquina de beneficiamento de café de 1930. Também preservando as tradições históricas, o restaurante do hotel, com menu assinado pela chef Heloísa Bacellar, ganhou pratos com releituras de receitas da época.

Site: www.fazendacapoava.com.br E-mail: reservas@fazendacapoava.com.br

Rio das Flores, RJ – Hotel Fazenda União

Fazenda União

Rio das Flores é a cidade com maior número de construções históricas preservadas do ciclo cafeeiro. É lá que fica localizado o Hotel Fazenda União, uma das sesmarias de Domingos Custódio Guimarães, o Visconde de Rio Preto. O casarão do hotel, de 1836, construído em pau a pique sobre pedras e madeiras nobres, ainda preserva o mobiliário do período e está cercado por uma área verde de mais de 140 hectares. Tudo com ares reais de fazenda. São 24 suítes, decoradas com objetos do século, que levam nomes como Barão, Rei, Imperador e Visconde. A suíte Quilombo fica no local onde era a antiga senzala. O hotel tem uma vasta área de lazer e descanso para adultos e crianças, que inclui saunas, piscina, espaço fitness, quadras de tênis e vôlei de areia, trilhas, brinquedoteca, parquinho e cavalos para passeio.

Site: www.fazendauniao.com.br E-mail: reservas@fazendauniao.com.br

Ouro Preto, MG – Pousada do Mondego

pousada do mondego

A Pousada do Mondego está situada em um casarão colonial na histórica cidade mineira de Ouro Preto e acompanha várias gerações da família Marchetti Pereira. Em 1988, a residência virou pousada e, desde então, oferece uma dos mais charmosos serviços de hospedagem da cidade. Dentro da Pousada do Mondego, uma galeria de arte e uma galeria de móveis homenageiam a arte popular brasileira com quadros e peças assinados por artistas brasileiros consagrados, como Inimá de Paula, Aleijadinho, Marchetti, Guignard, Tonico de Ouro Preto e José Efigênio. Entre os móveis, estão peças autênticas e réplicas dos períodos colonial e imperial do Brasil.

Site: www.mondego.com.br E-mail: reservas@mondego.com.br

Conheça os outros Hotéis Roteiros de Charme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *