Cinco hotéis com trilhas dentro da propriedade

Segundo dados do Serviço Florestal Brasileiro, com base em pesquisas do IBGE de 2018, o Brasil tem quase 500 milhões de hectares cobertos por florestas, o equivalente a 58,5% do seu território. Deste total, 98% correspondem a florestas naturais, enquanto apenas 2% são plantadas. Não por acaso resulta tão fácil encontrar tantas trilhas para explorar. É tanta área verde que, em muitos hotéis, é possível até desbravá-las sem sequer sair da propriedade! Singulares, belas, abertas ou fechadas, fáceis ou difíceis, elas estão ao alcance de todos. Se você é esse tipo de viajante, aproveite para conhecer hotéis da Associação Roteiros de Charme que se encaixam em seu perfil.

Hotel Rosa dos Ventos
Hotel Rosa dos Ventos

Com 10km de trilhas internas que chegam a 1.400m de altitude, o Hotel Rosa dos Ventos, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é uma excelente opção. Além de vistas deslumbrantes para a Serra dos Órgãos, caminhadas pelo local permitem descobrir a fauna e a flora da Mata Atlântica preservada que emoldura a propriedade. Também é possível andar a cavalo. O hotel ocupa uma área total de 1 milhão de metros quadrados.

Parador Lumiar
Pousada Parador Lumiar

Também na Região Serrana do Rio de Janeiro, mas em Friburgo, o Parador Lumiar oferece trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Tudo depende da disposição e do fôlego do visitante. As mais puxadas podem durar de três a cinco horas! Elas são feitas ao redor do hotel e sempre na presença de um guia. Dentro da propriedade, o hóspede tem a possibilidade de fazer caminhadas mais leves. Uma delas leva à Birosk do Rio, uma cachoeira com poço para banho. Ao lado dele, há uma estrutura com sauna seca e atendimento feito por garçons.

Quinta dos Pinhais
Pousada Quinta dos Pinhais

No alto de um dos morros da pequena Santo Antônio do Pinhal, cidade com pouco mais de seis mil habitantes, a 176km de São Paulo, ergue-se a Quinta dos Pinhais. Emoldurada pela majestosa Pedra do Baú e pelo Pico Agudo, ambos na Serra da Mantiqueira, o lugar conta com pequenas trilhas, nas quais, além das caminhadas, também é possível andar a cavalo. A pousada tem mais de 240 mil m² de área verde, paisagem deslumbrante e conta, ainda, com uma reserva legal registrada em cartório.

Pousada Ronco do Bugio
Pousada Ronco do Bugio

Em Piedade, no estado de São Paulo, bromélias, orquídeas, árvores frutíferas, pássaros e macacos acompanham os hóspedes   durante uma caminhada pela mata dentro da pousada Ronco do Bugio. Durante o percurso, uma cachoeira cuja água vem da nascente do rio Pirapora refresca os visitantes. O passeio termina no topo do terreno, com vista para toda a pousada e para a Serra de Piranapiacaba, e um belíssimo por do sol acompanhado de espumante (cobrado à parte).

Pousada Villas da Serra
Pousada Villas da Serra

No município de Serra de São Bento, a 110km do Rio Grande do Norte, existe uma formação rochosa que lembra um enorme sapo vigiando uma rodovia. Sabia? Fica dentro da Pousada Villas da Serra e é uma das diversas opções de lazer dentro da propriedade, que tem 20km de trilhas. Por suas matas é possível caminhar, andar a cavalo, em quadriciclos e bicicletas. Na Pedra da Mata, a trilha dura 50 minutos e é recomendada para iniciantes. Outra possibilidade é a Pedra do Cruzeiro, que fica a uma altura de 520m.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *