Descobrindo o Sul do Brasil

A região sul do Brasil nos remete a frio, lareira e a um bom vinho. Mas não é só isso. O Sul do Brasil é também cenário de paisagens deslumbrantes, povo hospitaleiro, e de uma excelente gastronomia. 

A região sul do Brasil nos remete a frio, lareira e a um bom vinho. Mas não é só isso. O Sul do Brasil é também cenário de paisagens deslumbrantes, povo hospitaleiro, e de uma excelente gastronomia.

São três os estados da região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Cada estado com o seu traço próprio, suas características particulares e cultura única.  

Influenciada eminentemente pela imigração européia, principalmente pelos italianos, alemães e poloneses, a região sul do Brasil mantém até hoje características arquitetônicas e culturais que se tornaram tradicionais.

O estado do Paraná oferece uma variedade ecológica e riqueza histórica e cultural para todos os gostos. Curitiba, sua capital, é conhecida por sua excelente qualidade de vida. É um destino repleto de facilidades e atrações para os turistas, com uma intensa vida cultural além de ótimos restaurantes. Mas para quem quer dar uma escapada do centro urbano, bem pertinho dali, a apenas 33 km distante de Curitiba, em Tijucas do Sul, está o Hotel La Dolce Vita. Localizado ao pé da serra do mar, o La Dolce Vita tem um delicioso clima de montanha com um cenário deslumbrante.  É um verdadeiro refúgio natural para aqueles que querem descansar e se livrar do stress do dia a dia.

Um pouco mais ao Sul do Brasil, está o deslumbrante estado de Santa Catarina. Com 400 km de lindas praias, povo alegre e hospitaleiro, o estado oferece infra-estrutura turística de alto padrão, reunindo belezas naturais, cultura diversificada e cidades modernas.

Descendo de carro de Curitiba são aproximadamente 300 kms até se chegar a capital Florianópolis, ou simplesmente “Floripa” para os íntimos. Floripa também é carinhosamente chamada de “Ilha da Magia”, uma vez que lá é difícil escolher entre a praia mais  deslumbrante, a lagoa mais romântica ou o lugar mais charmoso. É nesse destino especial que encontra-se a Pousada da Vigia. Situada no extremo norte da Ilha de Florianópolis, a pousada é um verdadeiro paraíso debruçado sobre um mar de beleza ímpar. 

Localizada a 35 km de Florianópolis e em frente à linda Enseada da Pinheira, ao Sul de Santa Catarina, em Palhoça, a Ilha do Papagaio é destaque pela sua natureza de mata preservada. A travessia do continente até a ilha leva entre 5 a 10 minutos. Uma vez na ilha, você vai encontrar paisagens naturais, belos jardins, flores coloridas, e trilhas que levam a visões panorâmicas de praias privativas e de um deslumbrante por do Sol. A exclusiva Pousada Ilha do Papagaio tem, nesse ambiente, a missão de oferecer aos seus hóspedes uma experiência única e inesquecível, com um atendimento de alta qualidade

Ainda rumando ao sul do Brasil, em torno de 90 km de Florianópolis ou a 65km de Palhoça, chega-se à famosa Praia do Rosa. Antigo reduto de hippes e surfistas, a Praia do Rosa é hoje internacionalmente conhecida por suas lindas praias de mar cristalino e ondas perfeitas para o surf, morros, lagoas e ilhas, recebendo turistas de todas as partes do mundo maravilhados por sua beleza natural.  Mas, além disso, a Praia do Rosa recebe também outros ilustres hóspedes vindos do mar. De julho a novembro as Baleias Franca são atraídas para lá e transformam o lugar num verdadeiro berçário de baleias. Para quem quiser desfrutar desse pequeno paraíso, a Pousada Quinta do Bucanero tem posição privilegiada para a vista da Praia do Rosa, levando você a se desconectar de tudo e a viajar com as baleias. 

Num outro cenário bem diferente da praia, a oeste do litoral, localizada em um dos pontos mais elevados do estado de Santa Catarina, está Bom Jardim da Serra, um dos mais belos cartões postais do Estado. São cascatas naturais, morros enormes com vegetação intocada, e paisagens de tirar o fôlego. São 12 km de serra, para se chegar ao Rio do Rastro Eco Resort. A 1.560m de altitude, às margens do Parque Nacional de São Joaquim, o hotel possui uma estrutura rústica e impecável, mesclando simplicidade com requinte. É o destino ideal para quem quer curtir o frio da serra, mas também perfeito para os amantes das trilhas, canoagem e cavalgadas. 

Nesse mesmo clima de serra, mas agora no estado vizinho à Santa Catarina, em Rio Grande do Sul, a cidade de Cambará do Sul está a 980 metros de altitude e destaca-se pela beleza de seus cânions. Lá, o Parador Casa da Montanha tem o privilégio de estar localizado numa fazenda próxima ao Parque Nacional dos Aparados da Serra e do Canyon Itaimbezinho, com uma vista incrível da natrueza  e numa das regiões mais lindas do país. Em estilo rústico mas com um toque de sofisticação, suas barracas térmicas oferecem aos hóspedes uma experiência única.

Para quem busca beleza natural aliada a diversas atrações e vida noturna, as famosas cidades de Gramado e Canela na Serra Gaúcha são o destino ideal. Impossível visitar uma sem conhecer a outra. As duas cidades são como uma só. Tanto Gramado quanto Canela são cidades preparadas para atender ao turista, não só pelas inúmeras opções de lazer, mas também por seus restaurantes com gastronomia renomada. 

Em Gramado, em um dos mais belos cenários da Serra Gaúcha, o famoso Lago Negro, está a  Estalagem St. Hubertus, a apenas 2 km do centro da cidade. O Hotel é sinônimo de requinte entre os hotéis de Gramado, com decoração acolhedora e romântica.

A apenas 7 km de distância de Gramado, a pequena Canela não é tão badalada quanto a vizinha Gramado, mas não perde em nada no quesito belezas naturais, hospitalidade e boa gastronomia. Em Canela predominam os parques de auracárias, cascatas e cachoeiras. Em um terreno de oito mil metros quadrados, no centro da cidade de Canela, a Pousada Cravo & Canela está cercada por árvores centenárias e jardins de hortênsias e azaléias. O silêncio que lá reina garante o descanso e bem-estar de quem procura sossego e tranquilidade. 

Já um pouco mais distante, a 14 quilômetros do Centro de Gramado, está a Estalagem La Hacienda. O cenário vai mudando à medida que se nos aproximamos do hotel. O clima bucólico da zona rural passa a dominar e as ovelhas recepcionam os visitantes. A pousada mescla a arquitetura rústica dos vilarejos do Vêneto, na Itália, com atendimento sofisticado. 

Bem pertinho de Gramado e Canela, a aproximadamente 40kms de distância, está São Francisco de Paula, carinhosamente chamada de São Chico, uma pacata cidade da serra gaúcha. A meio caminho entre Gramado e os parques dos Aparados da Serra e da Serra Geral, São Chico serve de apoio tanto para visitar as cidades mais badaladas quanto para curtir as reservas naturais. Numa altitude de cerca de 900m de altitude, a cidade tem sempre um clima gostoso de inverno. Mesmo no verão a noite convida a um bom vinho e a uma lareira. É lá que a Pousada do Engenho recebe casais em busca de romance, lua de mel, ou simplesmente tranquilidade. Para os mais aventureiros, um leque de atividades como trilhas, cavalgadas, rapel e tirolesa são oferecidos na redondeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *