A retomada do turismo e a temporada de verão

Foto: Riotur | Pedro Kirilos

Com o avanço da vacinação e a queda no número de casos de COVID-19 em todo o país, diversos destinos já estão registrando a intensa procura de turistas nacionais para o fim do ano, com números de ocupação claramente maiores do que em 2020. É o caso do Rio de Janeiro, onde o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio (HotéisRIO) já apontava, em meados de novembro, cerca de 80% de reservas para a virada do ano. No mesmo período, em 2020, este número era de 58%.

De acordo com o último Boletim Mensal da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), as férias de verão e os feriados de Natal e Réveillon foram responsáveis por 40,4% das vendas de outubro e o mercado nacional representa a maior parcela destas viagens. No ranking dos destinos brasileiros, Gramado (RS) lidera a lista, seguido por Natal e Salvador na segunda colocação, e Fortaleza, Maceió e Rio de Janeiro em terceiro lugar. Já Bonito (MS), Jalapão (TO) e São Luís (MA) então entre os destinos com crescimento expressivo nas buscas de viagens no período.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o setor de turismo abra mais de 478 mil empregos formais até fevereiro de 2022. Cerca de 82 mil destas vagas devem ser temporárias, para atender especificamente à alta temporada. Os números positivos trazem boas perspectivas para um início de 2022 reaquecido à espera ainda do incremento das viagens internacionais, que, acreditamos, serão retomadas em breve.

Entendemos que estamos diante de novos perfis de viajantes, que têm a oportunidade de trabalhar remotamente, que estão mais conscientes, e que buscam lugares mais exclusivos e em meio à natureza para viagens mais extensas e imersivas. Esta é exatamente a proposta dos hotéis da Roteiros de Charme. Estamos otimistas com o desenvolvimento do turismo responsável no ano de 2022.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *